Um dos fatores mais importantes para manter a sua flor ou ou planta saudável é a luz.
O fator de luminosidade é essencial para adquirir alimentos de que necessitam para sua existência. As plantas crescem e desenvolvem-se normalmente sob certas condições de luz (qualidade, intensidade, duração) que diferem de uma espécie para outra, dependendo da sua origem geográfica.
Nos casos onde as plantas e flores são cultivadas dentro de casa, normalmente a luz natural entra na sala através das janelas, que, nos casos mais comuns, são colocadas em uma única parede. Assim, a orientação da janela pode ser: sul, leste, oeste ou norte. A quantidade de luz é maior perto da janela e diminui gradualmente em direção ao interior da sala.
As janelas com orientação Leste ou Oeste são favoráveis ao maior número de vasos de plantas. As janelas do sul recebem muita luz e, com ela, o calor do sol que durante o almoço pode ser prejudicial às plantas que sofrem com excesso de iluminação e superaquecimento, exemplo das orquídeas.
A luz vinda da face norte é suficiente apenas para certas plantas, muitas vezes, neste caso instalações de iluminação artificial são necessárias para criar condições ótimas para o crescimento e desenvolvimento. Para quartos bem iluminados (janelas para a face sul), escolheremos as plantas que gostam de luz, das quais recomendamos:
- Cactos – que crescem vigorosamente em luz intensa, formam cerdas longas, florescentes, florescem, florescem regularmente, etc. (Mamaria, Echinopsis, Cereus, Opuntia);
- Suculentas (Gaster, Haworthia, Mesembrianthemum, agave, aloés, Echeveria);
- Outras espécies (Euphorbia, Nerium, Plumbago, Agapanthus, Bougainvillea, Datura).
Luz moderada (obtido através das janelas oeste) favorecem o cultivo de: espargos, Aucuba, begónia, Campânula, Dracaena, Ficus, monstro, Peperomia, Phoenix, Pothos, etc. Trahicarpus.
Os locais com distância da luz solar direta são ideais espécies originárias de florestas tropicais, dentre as flores mais conhecidas estão:
- Helicônias
- Alpínias
- Pluméria
- Orquídeas
- Ave do paraíso
- Antúrios
Todas estas plantas quando colocadas em pleno sol podem secar e morrer, então fique atento e tome muito cuidado. Se for considerado esse fator, podemos ter surpresas indesejáveis, por exemplo folha começa ter aspecto de queimado nas: Begônia, monstro, Saint Paula – quando expostos à luz brilhante; alongamento e descoloração e encolhimento das folhas, floração fraca e atrasada, esse pode ser um indicativo de muita luz na sua flor.
As plantas podem demonstrar que a luz difere não apenas entre as espécies, mas também na mesma planta e nas fases de vegetação em geral. Quando a planta cresce intensa e floresce precisa de mais luz.