A calêndula se caracteriza por ser uma planta pequena, ela chega no máximo a 1 metro de altura.
Suas flores apresentam cores vermelha, amarela e laranja.
Para quem já teve a curiosidade de experimentar o seu saber, ela tem um amargo levemente açucarado.
O seu aroma é considerado leve (ameno).
Os nomes mais conhecidos que são maravilha, verrucária, bem-me-quer-mal-me-quer, boas-noitee margarida dourada.
Mas o que vale mesmo é o seu nome científico que está definido como Calendula officinalis.
Qual é a origem da calêndula?
A calêndula surgiu no sul da Europa, mais especificamente na bacia do mar mediterrâneo.
Em casas do continente europeu é como encontrar as calêndulas como objetos de decoração.
Mas vamos ver que essa planta também pode ser utilizada em várias situações, como em chás, pães, bolos, saladas e sopas.
Quais são as propriedades da calêndula?
Acredita-se que a calêndula tem várias propriedade medicinais e que fazem bem para a saúde humana, por isso listamos algumas situações em que se aplica o uso desse planta, veja.
- Saúde da pele: A pomada de calêndula pode ser utilizada para amenizar queimaduras, verrugas, acnes, picadas, além disso contribui para tratar ferimentos e a pele seca.
- Sistema digestivo: O chá de calêndula auxilia na diminuição dos sintomas provocados por doenças inflamatórias no intestino.
- Sintomas de gripe: Algumas gotas do extrato de calêndula é uma excelente alternativa para combater os sintomas de tosse, dor de garganta e febre.
- Hemorroidas: Tratamentos feitos com a calêndula podem prevenir o surgimento de hemorroidas e também diminuir o inchaço em casos extremos, no entanto procure um médico para que lhe indique o melhor tratamento.
- Repelente natural: Devido ao seu odor, a calêndula produz antioxidantes e óleos voláteis, esses são utilizados na fabricação de repelentes de insetos. Muitas pessoas plantam esse flor para que espantem as pragas das plantações.
- Preserva a saúde dos ouvidos: Pesquisadores já detectaram que as gotas de extrato de calêndula contribui para o tratamento de infecções e problemas auditivos.
- Previne o envelhecimento precoce: os danos provocados as células do envelhecimento, causados pelos radicais livres, podem ser preservados com o uso da calêndula, ou seja, mais vitalidade e rejuvenescimento para as pessoas.
Quais os cuidados que devemos ter ao consumir o chá de calêndula?
Se você sabe que é alérgico a algumas plantas, procure um médico antes de ingerir qualquer alimento com base na planta calêndula.
As mulheres grávidas ou em período de amamentação também devem evitar o consumo.
Caso faça uso de algum medicamento ou suplemento alimentar, procure um especialista para indicar os melhores meios de ingerir os alimentos preparados com a calêndula.
Se você que já consome alimentos desse tipo, notar qualquer alteração no sistema imunológico, aparecimento de cansaço e sonolência, deve procurar imediatamente um médico.
Obrigado por acompanhar mais esse texto e se quiser saber mais a respeito de plantas, veja esse artigo em que falo sobre as orquídeas raras e como cuidar das orquídeas.
Até a próxima.